terça-feira, 28 de setembro de 2010

Ciências

Equinodermos:

Os equinodermos são os seres do filo Echinodermata pertencente à clado Deuterostomia do reino Animalia. São animaismarinhos, de vida livre, exceto por alguns crinóides que vivem fixos ao substrato rochoso (sésseis) e de simetria radial que também apresentam sua exceção: as estrelas-pena ou comatulídeos, que se locomovem utilizando os braços. Como exemplo podem ser citados os equinodermos: estrela-do-mar, holotúria e ouriço-do-mar.Este filo surgiu no período Cambriano recente e contêm cerca de 7.000 espécies viventes e 13.000 extintas.

Estes animais se aproximam muito dos cordados por possuírem celoma verdadeiro (de origementerocélica) e por serem deuterostômios, ou seja, o orifício embrionário conhecido comoblastóporo origina o ânus dos indivíduos.


Pés, para que te quero:


Os ouriços são encontrados dentro de tocas por eles construídas; são esféricos e achatados.

Apóiam-se no base pela face oral (que é mais achatada), que possui a boca. Nesta, uma estrutura dotada de cinco dentes, a lanterna-de-Aristóteles, que é típica dos equinóides. É a responsável pela obtenção do alimento (arrancar pedaços do corpo das algas) e pela corrosão da rocha em que o animal se instala. Na outra face da esfera, a aboral, fica o ânus.

Os espinhos são móveis. Filamentos musculares delicados prendem o espinho a um nódulo existente no esqueleto, o que permite a sua movimentação. Percebe-se entre os espinhos uma grande quantidade de pequenos filamentos móveis, conhecidos como pés ambulacrais, responsáveis pela fixação e locomoção do animal na base rochosa.

Na superfície do corpo dos equinodermos existem, além de espinhos, pedicelárias e pápulas. Próximas a região oral encontram-se as pedicelárias, pequenos filamentos com ponta em forma de garfo ou pinça, que têm por função remover detritos e fragmentos que se depositem sobre o animal. As pápulas são projeções do celoma para fora da cavidade corpórea e têm por função a respiração e excreção.

Ao redor da boca, encontramos as brânquias que se encarregam das trocas respiratórias entre a água e o líquido que preenche internamente o celoma do animal.


Os esqueletos:


Equinodermos possuem esqueleto calcário.
O que caracteriza um vertebrado é a posse de cranio(presente em todos vertebrados) e coluna vertebral(presente em todos com exceção da feiticeira que é um ciclostomado).
Fora outras caracteristicas como o, coração ventral, sistema nervoso dorsal que só os vertebrados possuem, epitélio pluriestratificado(várias camadas de células)
Os invertebrados como os equinodermos não possuem nenhuma dessas características.


Comendo de tudo um pouco:


As estrelas-do-mar (Asteróides) são carnívoras e predadoras, seu alimento preferido são as ostras. Apesar da potente musculatura das ostras, as estrelas-do-mar conseguem abrir-lhe as valvas, introduzir seu estômago e lançar enzimas, ocorrendo uma digestão externa.
As espécies de águas profundas são comumente comedoras de depósito. As estrelas-do-mar alimentam-se de moluscos, crustáceos, vermes tubícolas e outros invertebrados, inclusive Equinodermos. Algumas se alimentam de matéria orgânica em suspensão. Animais pequenos e ativos, até peixes. Podem se alimentar ainda de conchas, se fixando em cima delas e aguardando até que se abram..

Os ouriços-do-mar(Echinoidea), alimentam-se de algas, que são trituradas pelos dentes calcários, que formam a lanterna de Aristóteles..
A maior parte dos ouriços-do-mar se alimentam de plantas marinhas, matéria animal morta e pequenos organismos. Bolachas-da-praia alimentam-se de partículas orgânicas da areia ou do lodo através de ingestão direta ou por meio de rede de muco.


Nenhum comentário:

Postar um comentário